Dia das Mães

O dia das mães 2017 é uma data muito especial e que se tornou uma grande tradição comemorada praticamente no mundo todo. Hoje entenderemos mais acerca da história do surgimento deste dia tão importante.

É muito bom expressar o nosso amor e gratidão a nossa mãe que nos criou desde pequeninos e sempre é o nosso suporte nos momentos mais difíceis da nossa vida. No dia das mães podemos retribuir, nem que seja de maneira simbólica todo o nosso amor pela nossa mãe. Assim esta data é realmente carregada de muitos sentimentos positivos e isso a torna ainda mais especial.

Neste dia podemos dar presentes que possam deixar a mamãe ainda mais feliz. Os presentes são apenas uma forma de homenagear esta pessoa tão essencial na nossa vida e também na nossa educação.

Sendo assim os presentes são dos mais variados tipos e estilos. Muitos mesmo são feitos a mão por cada filho e oferecidos como uma demonstração do seu carinho e gratidão. Sobre os presentes falaremos em tópico específico. Continue lendo e saiba como surgiu o feriado do dia das mães.

Como surgiu o dia das Mães

Dia das MãesAinda existe muitas dúvidas e controvérsias sobre o surgimento e criação desta data comemorativas. Com a diversidade cultural entre povos muitos séculos atrás, apareceram vários conceitos sobre tal data que celebra a maternidade. Os gregos, romanos são possuem os principais conceitos, que se assemelharam ao cristianismo.

Confira a abaixo como foi dado início ao feliz dia das mães em diversas culturas:

Gregos

Dia das MãesOs primeiros indícios de uma comemoração similar ao dia das mães começaram na Grécia antiga. Neste país homenageava-se a deusa Reia, a mãe de todos os seres. Eram realizadas oferendas, oferecidos presentes entre outras homenagens para a deusa em seu dia especial. Com isso os gregos já exibiam uma compreensão a cerca da grande importância da maternidade.

→ Romanos

Dia das MãesOs romanos também possuíam um sistema religioso politeísta muito similar ao dos gregos. Consequentemente também tinha uma deusa mãe criadora de todos os seres aos quais se ofereciam homenagens em seu dia especial. As comemorações romanas duravam até três dias e eram realizadas nos dias 15 a 18 de março. A deusa homenageada nestas comemorações era a Cibele, mãe de todos os deuses.

Cristianismo

Dia das MãesPosteriormente estas comemorações passaram a ser adaptadas ao novo cristianismo que ainda estava em seus primórdios e em ascensão. No cristianismo a idolatria e homenagens são prestadas a virgem Maria. Esta é a mulher a qual concebeu Jesus o cristo. Assim as homenagens a ela são realizadas até os dias atuais e agora também se estendem a todas as mães e não somente ao personagem bíblico.

→ Domingo das Mães

Dia das MãesNo entanto a comemoração que mais se assimila ao dia das mães de hoje teve origem na Inglaterra por volta do século XVII. Nesta ocasião havia comemorações durante as missas onde os filhos presenteavam as suas mães. Esta comemoração era chama de “Domingo das Mães”. A isso ainda se atribui o atual dia da comemoração do dia das mães.

Data do Feriado

Dia das MãesA data oficial do dia das mães é realizada sempre no segundo domingo de maio. Sendo assim é possível que a data varie bastante no decorrer de todos os anos. O domingo é um dia de descanso tradicional e também dia das missas cristãs e também de outras muitas religiões.

  • Em 2017, será comemorado em 14 de maio.

A data é tão importante que o comércio tem alta nas vendas muito significativas. Assim até a economia se beneficia com esta data comemorativa se tornando uma das mais populares datas do mundo todo.

Comemoração no Brasil

Dia das MãesA data passou a ser comemorada oficialmente no país em 1932 quando o então presidente Getulio Vargas assinou um decreto oficializando o dia das mães no Brasil que é comemorado até os dias de hoje. Na nossa tradição visitamos as nossas mães e tentamos retribuir a elas todo o amor que nos deram durante nossas vidas. Ouvimos ou seus sermões e nos confortamos com sua presença.

É comum uma grande reunião familiar onde é feita refeições coletivas e se pode passar o dia todo festejando. Os presentes dias das mães 2017 são oferecidos pelos filhos como forma de gratificação e também uma tentativa de alegrar a mãe neste dia tão importante.

Neste dias muitas famílias gostam de marcar presença nestes centros religiosos para orar por dias melhores e agradecer os bons tempos que viveram com suas mães.

Comemoração nos EUA

Dia das MãesO feriado dia das mães nos EUA é comemorado em grande parte dos estados americanos mesmo que haja divergências quanto ao modelo de comemoração e também as tradições religiosas envolvidas com a data. Também é celebrado no segundo domingo do mês, como no Brasil.

No entanto a comemoração do feliz dia das mães 2017 basicamente se consiste em um dia específico onde os filhos visitam suas mães e as presenteiam como forma de agradecimento pelo seu papel fundamental em suas vidas.

Neste dia pode se realizar refeições junto com toda a família. Nestas homenagens pode haver danças, músicas, orações em capelas e igrejas. O ato de presentear a mãe está em todas as tradições. Algumas ainda oferecem tributos e oferendas aos deuses como forma de gratidão e apaziguamento.

No que todos se assemelham é a forma como tentam expressar para as mais a sua grande importância e enaltecer o amor de filhos e mães de todo o mundo. Sem estas mulheres as crianças não teriam um colo quente e a maioria da contribuição para a formação de caráter vem delas. Assim as homenagens não são nenhum exagero.

Presentes

Dia das MãesOs presentes para o dia das mães são dos maios variados tipos e certamente estão relacionados ao gosto em particular de cada mãe. Todo filho quer agradar ao máximo sua mãe nesta data e a escolha do melhor presente acaba se tornando uma grande odisseia.

É sempre muito difícil comprar o presente dia das mães certo devido à vontade de surpreender de forma bastante intensa a mamãe. Mas para não ter dificuldade de na hora de escolher os presentes aí vão algumas dicas importantes.

Analise o estilo da sua mãe

Conhecer a sua mãe e seus gostos é quase uma obrigação sua. Mas nem sempre é fácil, então acompanhe a sua mãe e veja o que ela mais gosta e mais precisa em sua vida. Seu estilo é único e, portanto exige uma investigação profunda.

Faça você mesmo

Não há nada que surpreenda mais uma mãe “coruja” do que um presente feito por você mesmo. Isto porque ela pode ver a sua dedicação em agradá-la e o seu esforço em fazer o melhor com as suas próprias habilidades e é lógico suas limitações.

A necessidade

Em muitos casos o melhor presente pode ser aquele objeto ou aparelho que sua mãe está precisando mais. Essa é uma ótima forma de marcar ponto e conquistar aquele sorriso da sua mãe.

Mensagens

Dia das MãesAs mensagens dia das mães 2017 são muitos comuns neste dia e podem fazer parte do seu presente. Com o advento da modernidade as opções de mensagens estão muito mais interessantes e podem utilizar diversos meios para sua apresentação. É possível enviar mensagens ao vivo através de fonemas e carros de sons com músicas e fogos.

Para quem não prefere tantas extravagâncias à melhor opção são as cartas ou bilhetes enviados juntos com os presentes. No momento da confecção da mensagem é possível usar a própria criatividade para expressar o seu amor ou mesmo utilizar versos e poesias prontas que expressão todo o seu amor e gratidão a sua mãe.

Confira a seguir alguns exemplos de mensagens feliz dia das mães:

Feliz Dia das Mães Feliz Dia das Mães

Feliz Dia das Mães Feliz Dia das Mães

Feliz Dia das Mães Feliz Dia das Mães

Feliz Dia das Mães Feliz Dia das Mães

Feliz Dia das Mães Feliz Dia das Mães

Em ambos os casos é preciso ter um bom conhecimento da sua mãe para realizar uma mensagem que seja realmente agradável e que fique marcada em sua memória por toda a sua vida.

Músicas

Dia das MãesOutra maneira bem legal de expressar o sentimento através de uma mensagem é por meio da música, vários temas podem citar o amor que você sente pela sua mãe, tornando a celebração mais confortável e aconchegante. Logo a seguir iremos mostrar algumas músicas para o dias das mães, aí é só chamar ela e colocar pra toca. Confira:

Conclusão

Dia das MãesO dia das mães 2017 é uma data muito especial que jamais deve ser esquecida. Então se dedique com empenho em homenagear esta mulher que se dedicou a vida toda para cuidar de você. Gostou do artigo? Deixe seu comentário logo abaixo que responderemos com toda atenção assim que for possível. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *