Dia do Índio

O dia do Índio 2017 é uma data muito especial, pois marca a data em que a América realmente começou a valorizar a cultura e existência dos povos antecessores à colonização. Nesta data reflexões importantes acerca da preservação da são discutidas.

Esta data selecionada para celebrar a cultura indígena foi estabelecido para comemoração no dia 19 de Abril de 1943 pelo então presidente do Brasil Getúlio Vargas. Mas para entender melhor a ocasião e o porquê desta data é preciso voltar alguns anos na história.

A data 19 de Abril foi estabelecida pelo decreto de número 5.540 e toda a América se aderiu a esta data desde então. Continue lendo e saiba mais sobre tudo o que acontece nesta data, como mensagens, frases, como surgiu e muito mais. Confira!

Como surgiu o Dia do Índio?

Dia do ÍndioO dia do Índio é uma data estabelecida para a reflexão da situação e também as condições de vida dos nativos americanos. Depois da colonização, que foi um episódio demasiado violento na história dos indígenas seguiu-se a industrialização.

Não apenas no Brasil, mas em toda a América latina o dia do Índio é comemorado no dia 19 de abril. Sendo assim é uma data ainda mais importante, pois todo um continente toma decisões importantes para a proteção da vida, terras e culturas indígenas das mais diversas.

Industrialização

Dia do ÍndioA industrialização, por sua vez, com sua imensa necessidade de mais áreas produtivas, começou um imenso desmatamento não apenas do Brasil como em diversos países do globo. O resultado disso foi um impacto muito severo no tipo de vida levado pelos índios em seu ambiente natural.

Sem a mata cercando as suas vilas e aldeias as condições de vida foram seriamente abaladas. Após isso, percebeu-se a necessidade de proteção destes povos para continuarem a sua história no mundo de forma justa. Neste dia são estabelecidas as diretrizes de proteção para as terras necessárias a sobrevida dos índios e também a preservação de sua cultura com o livre direito de exercê-la.

Tudo isso contribui para uma vida melhor e também para a preservação histórica dos hábitos humanos. O dia do Índio então se tornou uma data de grande importância e preservação da vida e da cultura.

Conselho Mundial Indígena 

Dia do ÍndioEm 1940 foi realizado no México o primeiro conselho indígena do mundo. O objetivo deste conselho era de estabelecer uma forma de proteção e preservação dos Índios, bem como de suas culturas e também a terra necessária para a sua sobrevivência.

Este conselho contou com a participação de diversos líderes políticos de toda a América latina. Além destes líderes políticos o conselho contou também com a participação de diversos indígenas para a tomada de importantes decisões.

Esta data ficou bastante conhecida, inicialmente devido à resistência dos índios em participar da ocasião. Devido a tantos anos de repressão, caçadas humanas, violência e saques contras os índios eles se sentiram amedrontados e desconfiados do conselho.

No entanto mudarão rapidamente o seu ponto de vista em relação ao evento e também perceberam a sua grande importância na história humana e principalmente na indígena.

Cultura indígena

Dia do ÍndioA cultura indígena provocou um grande impacto no mundo todo quando realmente foi descoberta. Inicialmente a exploração era prioridade, mas com o passar do tempo os índios começaram a ganhar o seu espaço. Apenas assim podemos aprender com suas culturas e assim pudemos entender melhor as nossas origens que remontam os milhares de anos de evolução.

Os grupos indígenas brasileiros viviam uma vida pacata e praticamente sem violência contra seu próprio povo e a natureza. Com a chegada dos conquistadores a situação mudou completamente no país. Como os índios tinham o conhecimento do ouro e apreciavam também este tipo de metal logo surgiram os primeiros conflitos entre “homem branco” e indígenas.

A ambição tomou conta dos povos conquistadores e a guerra e matança foram praticamente inevitáveis. Tudo isso por causa do ouro e das terras utilizadas pelos indígenas desde tal época.

Como a data é comemorada no Brasil?

Dia do ÍndioComo o dia do Índio foi estabelecido no Brasil e serviu de exemplo aos vários países da América latina o Brasil acabou saindo na frente quanto às comemorações. Atualmente as comemorações vão além. É comum terem festas e eventos nas escolas e também reuniões entre os principais governantes do país, junto com os maiores líderes indígenas.

Nestas reuniões são traçados os planos para a proteção da cultura indígena, bem como de suas propriedades essenciais para a sua sobrevivência. Diversas leis e decretos foram estabelecidos através desta forma de reuniões.

Preservação da cultura indígena

Dia do ÍndioA reforma agrária do Brasil também possui clausulas especificas sobre a propriedade indígena e a sua necessidade de preservação constante. Como os índios necessitam completamente da terra onde vivem para continuar a produzir seus alimentos esta propriedade é também fundamental para a continuidade da cultura indígena.

Ao fundir todos estes valores com as suas reais necessidades, foi possível chegar a vários consensos favoráveis a preservação indígena no Brasil. Mas ainda não é considerada suficiente e muitas coisas devem ser melhoradas para a preservação destes povos ser ainda mais eficiente e com resultados duradouros.

Nas escolas as comemorações são realizadas de diversas maneiras. O foco primordial é a conscientização dos jovens que serão o futuro do país a continuarem com o respeito aos povos indígenas e dedicarem suas vidas a preservação destes povos bem como de seus costumes.

Estas iniciativas estão mudando cada vez mais a nossa visão a cerca da situação e posicionando a população de forma mais favorável aos indígenas nossos grandes ancestrais.

Frases e Mensagens

Dia do ÍndioAs mensagens dia do Índio podem variar das mais incríveis formas e situação. Isso porque depende de cada povo da América latina realizar a sua homenagem aos índios. Como cada nacionalidade tem uma ligação diferente com a sua terra e seus antepassados com certeza as mensagens para o dia tendem a serem bastantes diferentes umas das outras.

Caso você pretenda homenagear algum povoado ou tribo indígena é preciso antes conhecer muito bem este grupo de pessoas. Isto porque cada grupo indígena tem a sua cultura própria. Veja a seguir a algumas frases dia do índio para compartilhar nas redes sociais:

Feliz Dia do Índio Feliz Dia do Índio

Feliz Dia do Índio Feliz Dia do Índio

Então as mensagens de homenagem para este dia devem seguir os princípios indígenas de comemoração. Alguns grupos viajam para as principais tribos de cada país para homenageá-los pessoalmente.

Alguns destes grupos levam presentes ou itens de necessidade e são muito bem recebidos. Já outras tribos preferem continuar as suas vidas normais ao invés de passar por mais intervenções de homens vindos de outras regiões.

→ Conclusão

Dia do ÍndioEsta é uma data muito importante que deve ser mantida ao longo da história. É uma forma de exibirmos as futuras gerações, o que os atos de barbaria e ganância são capazes de fazer. No dia do Índio 2017 nos dedicamos há prender um pouco mais sobre suas vidas e tribos com a finalidade de aprender a respeitar a diversidade humana.

Gostou do artigo? Então curta e compartilhe com os amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *