Dia do Professor

O Dia do Professor 2017 é uma data muito especial comemorada em todo o mundo. Sem estes heróis não poderíamos realizar o progresso através do conhecimento e das descobertas humanas. O ser humano se destaca das demais espécies do planeta pelo fato de acumular conhecimento e transmiti-lo uns aos outros através do ensino do seu saber.

Os professores são os principais pilares da sociedade, pois mantém ativo esta transferência de informações fundamentais para o desenvolvimento na nossa sociedade. O dia dos professores pode ser comemorado de diversas maneiras e possui data diferente em vários países.

No entanto o objetivo é o mesmo nos quatro cantos do mundo. Que é homenagear a quem nos transferiu grande parte dos saberes que possuímos hoje em nossas vidas e utilizamos para adquirir ainda mais. Se não fosse pelos professores você não estaria lendo este artigo.

Como surgiu o Dia do Professor

Dia do ProfessorTodos os atributos da humanidade e suas grandes conquistas estão relacionados à inteligência humana. No entanto não nascemos com essa inteligência e sim a desenvolvemos ao longo de nossas vidas, desde criança até a mais avançada idade buscamos aprender mais e mais.

Desta forma é completamente necessário ter um pilar inicial para estimular o aprendizado e ao mesmo tempo reunir novas informações através do estudo. O Dia do Professor 2017 nos mostra o qual esta profissão é realmente importante para alavancar do progresso em nosso planeta.

→ Como surgiu?

Dia do ProfessorO surgimento do dia dos professores está relacionado a cada país e aos eventos que o originaram. Não é uma data comemorativa internacional onde alguma não solicita a comemoração em determinada data ou mesmo o tipo das festividades.

Cada país ao longo de suas histórias valoriza os seus professores a sua maneira. Em alguns locais os professores são comparados até mesmo aos deuses, pois sem a instrução dos professores os religiosos não poderiam estudar os textos sagrados de cada religião.

Assim ao longo do tempo cada nação foi encontrando a sua maneira de homenagear esta bela profissão que induz o homem em suas descobertas cada vez maiores. Sendo assim não existe apenas uma data especifica para esta comemoração. Aliás, a data é que mais se diversifica no mundo todo para se comemorar o dia dos professores.

→ Diversidade

Dia do ProfessorAo longo dos anos cada vez mais países estão se aderindo a comemoração e vão implantando a data em seus calendários para também agradecer aqueles que ensinaram muitas coisas. Em muitos países o dia dos professores é feriado e neste dias as comemorações tomam conta das escolas e praças. Em outro é apenas uma data comemorativa.

Nestes casos os professores vão para as escolas juntos com os alunos e lá dedicam o dia a aprendizado e comemorações. Algumas escolas permitem que os alunos de séries mais avançadas deem as aulas neste dia para estimularem a paixão e o apreço por esta profissão.

Sistema de ensino precário no Brasil

Dia do ProfessorNo Brasil a educação passa por sérios problemas de falta de investimento. Por isso os salários dos professores não são satisfatórios e também as condições de trabalho. Existem muitos planos de melhorias, no entanto sempre terminam apenas no papel.

Ultimamente com a atual crise econômica e política existem projetos para a redução dos gastos com a educação. Esta decisão pode comprometer ainda mais o sistema educacional do país e as condições de trabalho dos professores. Os alunos são seriamente afetados com todas estas decisões, pois dependem de todo este sistema para se instruírem.

Comemoração no Brasil

Dia do ProfessorNo Brasil o Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro por alguns fatores interessantes que explicaremos a seguir. É também um feriado nacional formado em decreto para os atuantes desta profissão. Data que é bastante celebrada pelos alunos, já não tem aula nesse dia.

O ensino no Brasil começou em 15 de outubro de 1827 com um decreto de Dom Pedro I. Neste decreto estavam as novas condições de ensino que seriam aplicadas em todo o país em cada vila ou aldeia que houvesse. Também estavam as indicações de salários, a maneira como os professores seriam contratados e também as matérias ensinadas para os alunos.

→ Plano de Educação Nacional

Dia do ProfessorRealmente era um decreto maravilho, mas ficou apenas no papel e nunca foi colocado em prática. Mas aí já havia surgido toda a ideia de um plano de educação em escala nacional para levar o conhecimento a todos os cidadãos. Era o esboço inicial do sistema de educação que temos hoje em nosso país.

Mas até aí o dia dos professores não foi consolidado como uma data comemorativa e especial. Tudo foi acontecer ainda em 1947 com 120 anos após o primeiro decreto ser criado.

Escolha da data

Dia do ProfessorA data passou a ser comemorada em São Paulo após uma pequena escola na Rua Augusta optar pela comemoração de um dia dos professores 2018. No entanto a decisão não tomou em consideração o antigo decreto de Dom Pedro I e sim a sugestão de data do professor chamado Salomão Becker.

Segundo o professor, em sua cidade natal o dia 15 de outubro era uma data especial onde os alunos e professores levavam para a escola doces e comidas para comemorar a data e agradecer ao professores pela educação que recebem. Até que no dia 14 de outubro de 1963, após 16 anos, um decreto foi assinado pelo governo federal oficializando a data e tornando-a um feriado nacional.

Comemoração no mundo

Dia do ProfessorEm cada país há a sua data comemorativa e também os motivos que a originaram. Assim é comum ver uma grande variação nas datas e circunstâncias em que o Dia do Professor criado. Essa variação cultural espalhada por todo mundo faz com que exista diversos significados por trás da data.

No entanto o que realmente é comum é o respeito pelos professores e suas missões de educadores que realmente dão uma nova visão para o mundo. Mesmo em alguns países a data não sendo um feriado as comemorações surgem das mais diversas formas.

Em todas o que se destaca é a gratificação dos alunos felizes de aprenderam a a cada dias mais. Nem sempre é agradável ir a escola, mas todos nós sabemos da sua importância não apenas na nossa vida pessoal como também na evolução e progressos do mundo.

Veja agora algumas curiosidades sobre o dia dos professores em alguns países do mundo.

Índia

Dia do ProfessorNa Índia a data é comemorada no dia 5 de setembro. A comemoração iniciou depois que um grupo de alunos decidiu pedir autorização para o presidente do país e ex-professor para comemorar o seu aniversário.

O presidente então disse que comemorar o dia dos professores naquela data seria algo que lhe traria maior gratificação. Então a data passou a ser comemorada a partir daí embora não seja feriado.

Turquia

Dia do ProfessorNa Turquia a data das comemorações é no dia 24 de novembro. A comemoração surgiu após um decreto de um presidente que considerou que uma nova geração surgiria a partir dos professores. Trazendo uma tradição de comemorar e fazer uma grande festa para essa data,

China

Dia do ProfessorNa China a comemoração atual é no dia 10 de setembro. No entanto o país já mudou a data mais de 3 vezes e até teve extinção da comemoração durante certo período. Mas as pessoas ainda pedem que a data se modifique novamente para o dia do Confúcio.

Frases e Mensagens

Dia do ProfessorEsta data é muito especial, já que podemos homenagear todos aqueles profissionais que se dedicaram para passar todo seu conhecimentos a nós que fomos alunos. Deixar uma mensagem Dia do Professor pode ser um gesto bem simples, mas com certeza irá alegrar o dia dessa pessoa que se dedica ao máximo por nós.

Essa profissão é muito complicada, até pelas condições de trabalho que o sistema de educação do governo brasileiro oferece. Ser professor é o mesmo de ser um maestro, já que rege pessoas e levam elas ao conhecimento.

Veja a seguir algumas frases Dia do Professor 2018, confira:

Feliz Dia do Professor Feliz Dia do Professor

Feliz Dia do Professor Feliz Dia do Professor

Feliz Dia do Professor Feliz Dia do Professor

Feliz Dia do Professor Feliz Dia do Professor

Feliz Dia do Professor Feliz Dia do Professor

Conclusão

Dia do ProfessorA educação mostrou por si mesma ao longo dos anos a sua capacidade de mudar o mundo. Através dela é possível desenvolver países melhore e mais justos, com uma sociedade mais inteligente e integra. Por isso não deixe de parabenizar e dar um Feliz Dia do Professor 2018 para aqueles que sempre se dedicaram.

Além disso, apenas a educação pode continuar contribuindo para o progresso e a evolução da espécie humana neste planeta. Então o dia dos professores é uma data muito especial para todo o planeta. Você sabia de tudo isso? Curta e compartilhe com os amigos e deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *