Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho 2017 é uma data comemorativa muito importante. Neste dia a classe trabalhadora comemora o reconhecimento por seus trabalhos realizados ao longo da vida. É festejado e também um dia de descanso para estas pessoas. Mas nem tudo é um “mar de rosas” como vemos nos dias atuais.

Esta consideração e oficialização do Dia do Trabalhador vieram após muitas lutas e inclusive mortes. Nos eventos da história podemos ver que a classe trabalhadora teve que se colocar a frente para não continuar sendo vitima da exploração. Através de protestos e reivindicações que este dia se tornou possível.

Neste artigo você descobrirá como essa data comemorativa tão especial surgiu, como e quando chegou ao Brasil e também como se iniciou através da reivindicação de diretos trabalhistas e como isto mudou o mundo. Continue lendo e saiba tudo isso em primeira mão.

Como surgiu o Dia do Trabalho

Dia do TrabalhoO trabalho realmente dignifica o homem desde que realizado de acordo com as necessidades e condições humanas. Tudo que ultrapassa essa linha deve ser considerado uma forma de exploração. O Dia do Trabalho surgiu para deixar esta mensagem clara, mas não somente no Brasil, esta data é marca e lembrada em todo o mundo.

História

Dia do TrabalhoTudo começou na cidade de Chicago nos Estados Unidos em 1886 quando um grupo de trabalhadores revoltados pelas más condições de trabalho bem como as cargas horárias abusivas de 13 horas diárias. Um protesto foi realizado na forma de greve dos trabalhadores, mas os empregadores não ficaram muito satisfeitos com a decisão e assim colocaram a policia no caso para reprimir estes trabalhadores que estavam em greve.

No entanto, os trabalhadores não se deram por vencido e se mantiveram firmes em suas decisões. A partir dai conflitos com a polícia começaram a surgir até que trabalhadores foram mortos. Essas mortes causaram tanta revolta entre a classe trabalhadora que uma simples greve parcial se tornou um evento geral. Muitos trabalhadores ao longo do país inteiro se aderiram às manifestações.

Com tamanha pressão em seus ombros e as empresas paradas sem lucrarem novamente a polícia entrou em cena e desta vez ainda mais agressiva. Os conflitos se tornaram mais intensos a cada dia. Até que em determinado momento os trabalhadores lançaram uma bomba caseira contra a polícia causando algumas mortes.

Escolha da data

Dia do TrabalhoNeste momento a polícia iniciou disparos de armas de fogo contra os manifestantes matando 12 trabalhadores e ferindo centenas. Todos estes conflitos e manifestações, juntamente com a primeira greve dos trabalhadores iniciaram-se no dia 1º de maio. É justamente por isso que a data é comemorada internacionalmente como o Dia do Trabalho.

Como forma de homenagem as pessoas que morreram neste conflito tão doloroso a Segunda Internacional Socialista, com sede em Paris na frança criou o Dia do Trabalho mundial que seria sempre comemorado na data de 1º de maio de todos os anos.

Comemoração no mundo

Dia do TrabalhoApós os conflitos que deram origem ao Dia do Trabalhador e a oficialização desta data pela Segunda Internacional Socialista a data passou a ser comemorada em vários países. Este é um dia dedicado à memória daqueles que morreram por um mundo melhor e leis de trabalho que dessem liberdade aos trabalhadores.

Neste dia ainda é possível ver manifestações e também reivindicações de diversos trabalhadores que buscam condições de trabalho realmente dignas. Todos os direitos trabalhistas que vemos hoje em cada país é o resultado direto das incontáveis manifestações que surgiram. Assim como as de Chicago no triste dia de 1º de maio de 1886.

Sendo assim este é um dia que marca todo o mundo e principalmente a classe de trabalhadores que passaram a ter mais direitos e não serem vistos apenas como meras mãos ou mesmo ferramentas de trabalho.

O trabalho que tanto dignifica o homem nem sempre é visto dessa maneira. Na tentativa de lucrarem cada vez mais a indústria, principalmente a antiga, não media esforços para maximizarem os seus ganhos. Para isto se utilizavam da escravização dos seus funcionários colocando-os para trabalhar demasiadas horas por dia sem condições de segurança, saúde e com salários insatisfatórios.

Assim o Dia do Trabalho 2018 é marcado pela revolta aos sistemas de trabalhos impostos em todo o mundo. Esta é uma data que muda completamente a forma como trabalhamos e sem estas revoltas certamente ainda viveríamos nas mesmas condições de outrora.

Comemoração no Brasil

Dia do TrabalhoO Dia do Trabalho no Brasil passou a ser oficial no ano de 1925, ou seja, 39 anos depois dos acontecimentos que originaram a data. Mas especula-se que a data já era comemorada no país, mesmo que de forma não oficial desde 1895. Em 1º de maio de 1940 o então presidente da república Getúlio Vargas instituiu o primeiro salário mínimo dos trabalhadores brasileiros.

Salário Mínimo

Dia do TrabalhoA função do salário mínimo é garantir a alimentação, moradia, saúde, vestuário, a educação e também o lazer de cada família. No dia do trabalhador do ano seguinte foi criada e estabelecida a junta do trabalho. Cuja função primordial era defender legalmente todas as leis trabalhistas para que funcionassem efetivamente.

A partir daí a situação do trabalhador começou a ter mudanças notáveis e os seus direitos eram aplicados de forma mais funcional. Embora tudo estivesse ainda “engatinhando” e apresentasse falhas em muitos aspectos.

Leis trabalhistas

Dia do TrabalhoCom o passar dos anos e com novas reivindicações as leis trabalhistas foram se aprimorando até se tornarem o que são hoje. Mesmo após tantos anos de lutas e revoltas ainda existem aspectos que devem ser considerados e possivelmente melhorados, mas tudo depende da reivindicação como nos tempos antigos.

Mensagens

Dia do TrabalhoAs mensagens para o dia do trabalho 2017 são bastante comuns para homenagear cada trabalhador que auxilia a completa mudança e sustentação do nosso país. A classe trabalhadora exerce um papel muito importante no mundo. Sem estes trabalhadores dedicados nada funcionaria de maneira adequada e satisfatória principalmente no nosso mundo moderno.

Assim existem diversas formas de oferecer mensagens encorajadoras e de agradecimento para o bom trabalhador. Existem poemas, canções e mesmo homenagens produzidas há diversos anos e que ainda são produzidas que podem enfatizar o seu sentimento por esta data especial.

Assim você pode usá-las como para homenagear seus parentes e amigos que se dedicam ao trabalho.

Confira a seguir algumas frases do dia do trabalho:

Dia do Trabalho Dia do Trabalho

Dia do Trabalho Dia do Trabalho

Dia do Trabalho Dia do Trabalho

Dia do Trabalho Dia do Trabalho

Conclusão

O Dia do Trabalho 2017 é uma data que está marcada no calendário não apenas para ser um dia de descanso, mas sim para relembrar toda a luta necessária para se obter os merecidos direitos legais. Gostou do artigo? Curta e compartilhe com seus amigos. Deixe também seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *