Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher 2017 se tornou uma data comemorativa muito importante em todo o mundo. Mas esse dia não surgiu pelo mero acaso, foram necessárias muitas lutas e reivindicações pelos seus direitos. A mulher sempre teve um papel muito importante e decisivo da sociedade e na história.

No entanto nunca foi devidamente reconhecida pelos homens. Para isto foram necessárias reivindicações que não foram apenas ouvidas através das palavras, mas lutas também foram necessárias. Tudo isso se deu para que finalmente pudéssemos viver em um mundo melhor e com os direitos de forma melhor distribuídas.

Nesse texto mostraremos a você leitor(a) tudo que envolve o Dia da Mulher, desde o surgimento, criação da data, comemoração no Brasil e no mundo, importância da data, conquistas, frases e mensagens. Leia atentamente a seguir e confira tudo sobre o assunto!

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da MulherTudo começou nos Estados Unidos com uma grave de mulheres de uma fabrica têxtil que já estavam cansadas dos anos de exploração e das diferenças esdrúxulas nas leis e direitos trabalhistas. Assim a greve teve seu inicio como forma de reivindicação para possíveis negociações de melhorias.

No entanto a história não terminou de forma pacífica e a represália a estas mulheres trouxe consequências muito graves. Todas as tentativas de manifestações pela igualdade dos direitos das mulheres foram reprimidas com ações extremamente violentas da polícia.

Assim ano após ano as manifestações em prol desta causa surgiam e a polícia sempre reprimia com uma violência monstruosa.

Tragédia

Dia Internacional da MulherAté que no dia 8 de março de 1857, 145 trabalhadores, em sua maioria mulheres morreram em um incêndio trágico em uma fabrica de tecidos. O acidente ocorreu devido às péssimas condições de segurança que eram oferecidos aos seus funcionários.

A tragédia foi a “gota final” para que as mudanças fossem implantas com urgência. Embora ainda assim não houve nenhuma declaração oficial de um dia que representasse estas mulheres.

Criação da data

Dia Internacional da MulherApenas em 1910 na Dinamarca foi decidido em uma conferência que o dia 8 de março seria uma data importante de comemorações as batalhas das mulheres pela igualdade de direitos trabalhistas e civis.

Entretanto a ONU passou há celebrar o Dia Internacional da Mulher apenas no ano de 1975. Foram necessários 118 anos para o Dia da Mulher fosse realmente implantado no calendário mundial e as mudanças começassem a surgir de maneira sólida.

Importância da Data

Dia Internacional da MulherAntes desta revolução feminina as mulheres não possuíam os mesmos direitos que os homens. Isto as prejudicava significativamente em suas carreiras e principalmente em suas remunerações no trabalho. Eram sempre desvantajosas as suas condições e nada mais justo que a igualdade conquistada através dês revolução.

O  veio para tornar a vida das mulheres, no mínimo mais igualitárias com direitos trabalhistas do mesmo nível que dos homens. Com estas mudanças hoje não existe mais distinções legais entre os direitos das mulheres e dos homens.

Dia Internacional da Mulher

Mas nem tudo foi simples e foram necessárias muitas lutas e tragicamente muitas mulheres tiveram que morrer para que o mundo percebesse a importâncias da igualdade de direitos.

Comemoração no mundo

Dia Internacional da MulherO dia da Mulher 2017 no mundo todo não é apenas uma data para comemorações e celebrações. É um dia de reuniões e debates muito sérios sobre as melhorias que devem ser feitas para que as mulheres possuam no mínimo os mesmos direitos que os homens.

Assim esta é uma data muito importante, pois através dela as mulheres têm conquistado cada vez mais os seus direitos na sociedade. Muitas melhores realmente aconteceram desde as antigas greves femininas, no entanto ainda existem muito aspectos que devem ser mudados e apenas o tempo com as devidas reivindicações poderão corrigir todos os problemas.

Muitos países realmente fizeram grandes esforços para alterar completamente o quadro da sociedade e dar o devido lugar as mulheres. Entretanto existem países que não são sensíveis a causa e continuam reprimindo as mulheres.

O direito ao voto foi finalmente concedido a todas as mulheres de muitos países, mas ainda há lugares onde as mulheres não podem participar da política ou que mesmo nem sejam permitidas de votar.

Em países capitalistas mais desenvolvidos as mulheres possuem direitos totalmente iguais perante a constituição e a legislação trabalhista. Embora na prática ainda haja distinções criadas após anos de preconceitos relacionados desde a religião que ainda mantém as mulheres em posições diferentes das dos homens.

Comemoração no Brasil

Dia Internacional da MulherNo Brasil as comemorações seguem o mesmo estilo das internacionais. Não há apenas festas e presentes, também temos reuniões importantes a cerca da presença da mulher na sociedade e seus direito de vida e carreira de maneiras iguais. Assim é possível ver debates muito bem realizados onde as principais queixas femininas são tomadas em consideração para análises.

Logo as leis vão mudando com o tempo em prol da igualdade. No entanto de maneira constitucional o Brasil oferece com respaldo da constituição igualdades de direitos para homens e mulheres. Sendo assim as mulheres podem trabalhar e possuem os mesmo direitos trabalhistas.

  • Em 2018, o Dia Internacional da Mulher será comemorado no data 08/03.

Direitos iguais

Dia Internacional da MulherTambém têm o voto livre e podem se candidatar a diversos cargos políticos sem nenhuma restrição. Inclusive tivemos em nosso país uma mulher como presidente da república. Em todos os pontos das leis vigentes no Brasil a mulher tem direitos iguais. Até existem leis especificas paras as mulheres que dão a elas mais conforto e segurança na sociedade.

O serviço militar obrigatório é um bom exemplo disso. Este serviço é obrigatório para todos os homens com idade de 18 anos, no entanto a presença das mulheres no serviço militar é completamente opcional.

O Brasil é um país que se dedica muito em prol dos direitos das mulheres. Elas estão presentes, como citamos anteriormente, na política, nos diferentes cargos das empresas, nas universidades, na televisão, nas mídias sociais e em qualquer outra atividade exercida por homens.

Conquistas das mulheres

Dia Internacional da MulherEstas conquistas foram grandes marcas da história humana e estão registrados para sempre na memória e na história da humanidade. De forma positiva e não apenas pelas tragédias ocorridas devido aos tristes incidentes causados pela negligência.

Acompanhe agora uma lista com as principais conquistas femininas no mundo e também no Brasil:

  • 1893 – Pela primeira vez no mundo as mulheres podem finalmente votar em seus candidatos na Nova Zelândia.
  • 1870 – As mulheres da França passam ater o direito de estudarem no curso de medicina.
  • 1874 – Pela primeira vez é criado uma escola normal onde as moças podiam estudar todas as matérias antes permitidas apenas aos homens.
  • 1878 – É criada na Rússia a primeira universidade feminina.
  • 1945 – Após o termina da segunda guerra mundial as mulheres recebem a igualdade completa dos seus direitos civis através de uma carta das nações unidas (ONU).
  • 1948 – A atleta holandesa Fanny Blankers-Koen conquista 4 medalhas de ouro no atletismo superando os homens.
  • 1951 – É aprovado pela Organização Internacional do Trabalho o direito a igualdade das leis e deveres trabalhistas pelas mulheres. Este grande marco colocou finalmente as mulheres ainda mais presentes em todos os campos da sociedade.

Frases e Mensagens

Dia Internacional da MulherAs mensagens para o Dia Internacional da Mulher 2017 são das mais variadas. Existem filhos que homenageiam as mães, irmãs e amigas e pessoas de todos os tipos que pretende mostrar o seu respeito à luta feminina pela igualdade. Manda uma frase pode significar muita coisa, um simples apoio a causa feminina pode valer muita coisa.

Basta reconhecer a grande luta destas mulheres muito importantes para a nossa sociedade e assim homenageá-las com mensagens que as motivem em suas buscas e conquistas.

Veja a seguir algumas frases do Dia da Mulher para compartilhar nas redes sociais:

Feliz Dia da Mulher Feliz Dia da Mulher

Feliz Dia da Mulher Feliz Dia da Mulher

Feliz Dia da Mulher Feliz Dia da Mulher

Feliz Dia da Mulher Feliz Dia da Mulher

Feliz Dia da Mulher Feliz Dia da Mulher

Feliz Dia da Mulher Feliz Dia da Mulher

Feliz Dia da Mulher Feliz Dia da Mulher

Feliz Dia da Mulher Feliz Dia da Mulher

Feliz Dia da Mulher Feliz Dia da Mulher

Feliz Dia da Mulher Feliz Dia da Mulher

Conclusão

Dia Internacional da MulherO Dia Internacional da Mulher é realmente uma data muito especial para todo o mundo e não apenas para as mulheres. Desenvolvemos esse artigo com o intuito de mostrar como foi a luta das mulheres por direitos iguais em todo o mundo. Gostou do artigo? Deixe então o seu comentário e compartilhe com os amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *