Independência do Brasil

Independência do Brasil 2017 – A independência de um país é uma fase muito importante para o desenvolvimento da nação e a liberdade de um povo. Em setembro é comemorado o dia que o Brasil conquistou sua independência junto a coroa portuguesa relembrando os eventos que deram origem a esta data.

Muitos países foram colonizados por outros povos que até mesmo já foram considerados invasores. Assim estas nações tiveram que se adaptar às ações e regras que estes colonizadores impunham. O sonho de liberdade de seus colonizadores estava sempre presente na maioria dos povos dominados e colonizados.

Assim lutas e revoltas foram surgindo até que finalmente o dia 7 de setembro surgiu. Nunca é um processo simples obter a liberdade através do seu próprio repressor. Assim toda luta pode trazer grandes conquistas tanta para um país como também para uma nação inteira.

Conhecer como o seu próprio país ganhou a liberdade e como o dia da independência do Brasil impactou a vida das pessoas da época e também a nossa é muito importante. Justamente por isso, neste artigo detalharemos para você os principais eventos que culminaram no dia da independência do Brasil.

Como funcionou a Independência do Brasil?

Independência do BrasilA independência do Brasil não veio de forma simples e direta. Foram vários eventos que ao se desencadearem forneceu ao país condições para o evento suceder. Nos mínimos detalhes é historicamente difícil afirmar qual o evento que desencadeou todos os demais que levaram ao dia da independência.

Mas é claro que os brasileiros não estavam mais felizes em ser colônia de Portugal. A economia também não andava tão bem principalmente com o monopólio nos diversos setores. Como os cidadãos brasileiros não estavam mais satisfeitos com a situação iniciou-se de forma interna uma insatisfação coletiva que começou a causar diversas instabilidades políticas.

Chegada da família real

Independência do BrasilAssim cada evento foi importante para o dia da independência do Brasil. Um destes eventos foi à chegada da família real ao Brasil. Com suas necessidades de segurança e também apoio às tropas inglesas que se protegiam de Napoleão.

Nesta decisão o monarca Dom João VI abriu os portos do Brasil e assim a economia pode finalmente deslanchar abrindo ainda mais espaço para a independência do país. Tudo começou com o despertar dos interesses das elites do Brasil.

Que ao verem uma grande oportunidade de crescimento se tornaram adeptas da emancipação política imediatamente. A partir deste momento o país passava por uma nova fase que mudaria completamente a sua história perante os eventos do mundo.

Embelezamento do Rio de Janeiro

Independência do BrasilOutro ponto importante relacionado ao dia da independência do Brasil é a estratégia de urbanismo aplicada à cidade do rio de Janeiro por Dom João VI que visou um embelezamento da cidade.

Inicialmente o Brasil colônia não contava com centro de poder e não tinha uma cidade oficial para tal. Agora com este embelezamento o Rio de Janeiro tinha tudo para prosperar e centralizar em si o poder do Brasil.

Dia do fico

Independência do BrasilO dia do fico é considerado um episódio muito importante e até mesmo fundamental para que o Brasil se desligasse politicamente de Portugal, onde é lembrado até os dias de hoje na independência do Brasil 2017 Este dia aconteceu em 09 de janeiro de 1822.

Foi quando Dom Pedro I o atual príncipe regente do Brasil descumpriu uma ordem direta da coroa portuguesa pedindo que ele regressasse para Lisboa.
Isto ocorreu porque a presença de Dom Pedro I incitada fortemente o movimento rumo ào 7 de setembro. A coroa portuguesa sabia muito bem disso. E é justamente por isso que a ordem é enviada.

Com manifestações populares e também coleta de assinaturas em um abaixo assinado Dom Pedro I resolveu ficar mesmo descumprindo a ordem recebida. Este dia se tornou um grande marco para a história brasileira, pois foi o incentivo necessário para a independência.

No dia do fico o Brasil finalmente percebeu os grandes ganhos que vinham com a independência e assim passou a lutar efetivamente pelos seus direitos e também a segregação com o governo monarca de Portugal.

Então a partir daí todos os eventos culminaram para a emancipação política do país. Tudo isso combinado aos avanços no comércio e em diversas outras áreas levaram a todos a buscar as melhorias da liberdade política da sua colônia.

Processo pós independência

Independência do BrasilO dia da independência do Brasil foi realmente um grande evento para o país. O Brasil agora estava completamente livre das influências de Portugal e as mudanças já surgiam nas pessoas. O modismo de valorizar os produtos brasileiros e se afastar dos importados foi um dos primeiros acontecimentos.

Mas não parou por aí. O país estava em uma nova fase e o crescimento parecia muito provável aos olhos dos brasileiros animados com a sua nova situação política. Já o governo de Portugal não enxergava a situação da mesma forma. A cada três brasileiros 2 eram descendentes de escravos e 90% da população era analfabeta.

Desenvolvimento econômico

Independência do BrasilCom estes dados a coroa de Portugal via o fracasso iminente da nossa nação perante as decisões políticas importantes. No entanto não foi o que realmente aconteceu. A economia foi a primeira a dar os seus sinais de melhoras principalmente quando os portos foram completamente abertos para o comercio entre as nações.

Os brasileiros finalmente podiam vender os seus produtos a preços realmente justos e com impostos baixos. Até mesmo os sobrenomes das famílias tradicionais portuguesas que viviam no Brasil começaram a mudar os seus sobrenomes adotando nomes indígenas que representavam um Brasil livre.

Todas estas mudanças iniciais foram muito fortes e impactantes na época, no entanto não houve limites para as mudanças e o país não parou mais de crescer desde a data. Tornando-se hoje um país conhecido mundialmente e sempre progredindo mesmo que a passos lentos.

Principais personagens

Independência do BrasilOs eventos envolvendo o processo de desligamento da monarquia portuguesa necessitaram de muitos personagens importantes para que tudo ocorresse como foi e assim o país pudesse se ver completamente livre da influência do governo de Portugal. Esse personagens são lembrados até hoje na independência do Brasil 2017.

Alguns destes personagens tiveram um papel intrínseco relacionado ao dia 7 de setembro. Já outros foram grandes coadjuvantes nesta grande história. Conheça a seguir alguns destes importantes personagens da história do Brasil.

  • Dom Pedro I: Foi o príncipe regente de Portugal responsável pela proclamação da república em 1822. Sem suas ideias e atitudes nesta época importante o país não tinha se libertado do governo português.
  • Dom João VI: se destacou não por ser a favor da liberdade brasileira, mas sim pela abertura que fez nos portos brasileiros finalizando o monopólio e dando um grande destaque para a nova economia do país.

Este evento foi de grande importância para o dia da independência do Brasil, pois finalmente mostrou aos brasileiros que nosso país realmente era capaz de progredir sem a coroa portuguesa.

  • Imperatriz Leopoldina: Era a esposa de Dom Pedro I e uma das grandes entusiastas da libertação da colônia de seu governo português. Os registros apontam que em diversos momentos a imperatriz pressionou Dom Pedro I a declarar a independência do Brasil.

Todas estas pessoas e também todos os eventos que se desencadearam foram os responsáveis diretos pela libertação do Brasil colônia.

Conclusão

Independência do Brasilindependência do Brasil é um grande marco na evolução do país e também na conquista de novos direitos. Gostou do artigo? Curta e compartilhe com seus amigos e deixe também seu comentário se tiver alguma dúvida relacionada ao assunto. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *