Novembro Azul

O Novembro azul 2017 é um mês dedicado a saúde masculina e a prevenção do câncer da próstata. Neste mês diversas campanhas são realizadas com a finalidade de realizar exames com mais facilidade e agilidade para evitar esta doença.

O câncer de próstata atinge mais de 60% dos homens e a prevenção é fundamental para salvar ainda mais vidas. Como não existe uma cura para o câncer e os medicamentos para a contenção da doença são muito fortes e prejudiciais a prevenção se torna a arma mais eficaz para garantir a saúde da população.

Apoiar esta ideia é apoiar a vida. Então continue lendo e entenda tudo sobre o novembro azul, como surgiu, a importância da data, entendendo completamente o câncer de próstata, seus sintomas, causas e tratamentos. Tudo isso a seguir.

Como surgiu o Novembro Azul?

Novembro AzulÉ comum vermos os meses do ano com cores relacionadas e também campanhas importantes. Esta é uma tentativa de levar a informação à população para realizarem exames e acompanhamentos das suas próprias condições de saúde, já que os tratamentos são acessíveis a todos os cidadãos.

Onde começou?

Novembro AzulO novembro azul começou na Austrália em 2003. Lá já havia uma data para o combate e prevenção do câncer de próstata que eram realizadas no dia 17 do mesmo mês. A ideia central foi de aumentar ainda mais as campanhas e divulgações de combate ao câncer e também dar ênfase na saúde masculina.

As entidades não governamentais abraçaram a causa com bastante vontade e dedicação. Desta forma a campanha atravessou o continente e se espalhou para vários países do mundo. Embora não seja uma data oficializada em muitos países os integrantes dos diversos grupos tem trabalhado na difusão cada vez maior desta campanha.

Finalidade 

Novembro AzulA finalidade é salvar vidas através da prevenção e também eliminar totalmente o preconceito masculino relacionado aos exames para a detecção do câncer de próstata principalmente o toque.

A importância deste mês

Novembro AzulComo os índices de câncer de próstata são realmente significativos na população esta data é muito importante para se evitar mortes por esta doença. Ao realizar exames de prevenção torna-se ainda mais fácil encontrar a doença em seu estágio inicial tornando o tratamento ainda mais eficaz.

Todos os cânceres devem ser tratados o quanto antes para uma chance de cura total maior. O mesmo se aplica ao câncer de próstata que requer dos homens um acompanhamento rotineiro para acompanhar qualquer anomalia na região.

Neste mês os sintomas desta doença também são amplamente difundidos para conscientizar ainda mais os homens do perigo do câncer de próstata. Sobre os sintomas falaremos em subtítulo especifico.

Conhecer o câncer de próstata em seus mínimos detalhes é fundamental para a prevenção desta doença e tratamento logo em sua fase inicial. Continue lendo e entenda melhor todos estes detalhes.

Como é comemorado no Brasil?

Novembro AzulNo Brasil o mês do novembro azul 2017 é amplamente divulgado principalmente pelas organizações não governamentais. São realizadas campanhas nas ruas, televisão entre outros veículos de comunicação que podem alcançar diversas pessoas no país todo.

Monumentos iluminados

Novembro AzulEm alguns eventos os principais monumentos do Brasil receberam uma luz azul para mostrar a sua participação total no evento e apoio a saúde do homem. O Cristo Redentor do Rio de Janeiro também ficou azul para mostrar o seu apoio ao novembro azul como muitos outros monumentos.

Neste mês o foco é a prevenção ao câncer de próstata e também a desmistificação dos exames aplicados para esta detecção.

Preconceito

Novembro AzulUm dos grandes vilões do câncer de próstata é o próprio preconceito que os homens têm em relação aos exames. Como é o caso do exame de toque o mais tradicional para esta situação.

Então o objetivo das campanhas está ligado diretamente a eliminar cada vez mais os preconceitos relacionados a este exame de detecção que pode mudar completamente as chances de vitória em relação a esta doença.

Câncer de Próstata

Novembro AzulO câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens. Os dados são realmente alarmantes e o número de pessoas que sofrem com esta doença está aumentando cada vez mais. Os dados do INC (Instituto Nacional do Câncer) para 2014 e 2015 foram de 68.800 casos de novos pacientes com a doença.

Estimasse também que 1 entre 36 homens morrerá de câncer de próstata. Como esta doença está alcançando cada vez mais pessoas é fundamental existirem campanhas que tornem a prevenção um fator comum na nossa sociedade.

Sintomas e Tratamento rápido

Novembro AzulNo entanto o câncer de próstata é uma doença tratável com melhores resultados em sua fase inicial. Assim o paciente pode ter uma recuperação total do seu quadro de saúde.

Os sintomas devem ser observados com atenção. No entanto os sintomas apenas são visíveis quando a doença já está em um estado mais avançado. É justamente por isso que o exame de toque, um dos mais comuns para esta detecção deve ser realizado todos os anos.

Como o câncer de próstata atinge mais os homens acima dos 40 anos de idade são essenciais iniciar os acompanhamentos médicos constantes a partir desta idade.

Deixe o preconceito de lado e coloque a sua vida a frente de tudo isso e realize os exames de prevenção com regularidade. Mesmo que não seja apenas no novembro azul.

Sintomas

Novembro AzulExiste uma série de sintomas que podem ser percebidos por quem está passando por esta doença. No entanto, como dissemos anteriormente, no inicio da doença não há sintomas aparentes. Os sintomas surgem apenas em casos mais avançados.

Fique atento a lista de sintomas abaixo e qualquer suspeita deve ser comunicada ao seu médico imediatamente. Busque o tratamento logo no inicio para um prognóstico mais favorável.

Os sintomas do câncer de próstata são:

  • Micção frequente (Urinar mais do que o normal);
  • Fluxo urinário fraco ou com interrupções;
  • Impotência sexual;
  • Vontade de urinar com muita frequência durante a noite;
  • Traços de sangue no liquido seminal;
  • Ardor ou dor durante o urinar;
  • Fraque e/ou dormência nos pés e pernas;
  • Perda do controle total ou parcial da bexiga e do intestino (isso se dá pela pressão do tumor na medula espinhal).

Estes sintomas podem aparecer juntos ou apenas alguns deles podem ser sentidos. Se você estiver com alguns destes sintomas com certa frequência procure o seu médico imediatamente.

Causas

Novembro AzulÉ difícil determinar a causa direta dos casos de câncer de próstata e a grande maioria não é identificada qualquer origem para esta doença. No entanto existem alguns fatores conhecidos que podem contribuir para o surgimento desta doença.

Sendo assim é de grande importância conhecer os fatores que podem acarretar no surgimento da doença para serem evitados e assim reduzir significativamente as chances do surgimento do câncer de próstata. Veja abaixo alguns destes fatores.

Principais fatores

Novembro AzulO antecedente familiar e histórico com a doença são determinantes para o surgimento em novos casos. Portanto se você tem algum parente que faleceu por causa desta doença ou mesmo que já tenha lutado com ela em algum momento é fundamental passar este histórico para o seu médico e realizar exames preventivos com maior ocorrência durante o ano.

Fatores hormonais também podem desencadear a doença bem como vida sedentária, consumo de alimentos muito gordurosos, obesidade entre outros fatores. Tome conta da sua saúde e evite todos estes fatores.

Tratamentos

Novembro AzulUma das formas de tratamento mais aplicadas e com os melhores resultados na cura e recuperação do paciente é a prostatectomia radical. Esta é uma cirurgia que remove completamente a próstata e também as glândulas seminais ao seu redor.

Com esta cirurgia o tumor maligno é completamente removido e as chances de cura são muito altas.

Conclusão

Novembro AzulEntre você também no ritmo do novembro azul 2017 e previna-se contra o câncer de próstata, uma das doenças que mais atinge os homens na atualidade. Gostou do artigo? Então curta e compartilhe com os amigos e deixe também seu comentário caso exista alguma dúvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *