Outubro Rosa

Outubro Rosa 2017 – Este é um mês de campanha dedicado a saúde principalmente das mulheres. O outubro apelidado com a cor rosa é um grande acontecimento que envolve a proteção contra o câncer de mama e a realização de mamografias em todo o mundo.

O câncer de mama é um problema de saúde sério que representa riscos à vida de mulheres em todo o mundo. Justamente por isso inicio-se as campanhas do outubro rosa para conscientizar a população da importância da prevenção desta doença que em muitos casos pode ser letal.

Este mês se tornou uma data muito importante e está presente no mundo todo. Então se junte também na prevenção ao câncer de mama e entenda completamente como o surgiu e os principais sintomas das doenças oncológicas mamárias.

Como surgiu o Outubro Rosa?

Outubro RosaO mês de outubro é muito especial principalmente quando relacionado ao combate ao câncer de mama. Muitos eventos já ocorreram e continuam ocorrendo e tornando este mês cada vez mais importante desde o conhecimento da doença até a prevenção e tratamento.

No mês do outubro rosa 2017 muitos hospitais e centro médicos se aderem à campanha facilitando ainda mais o acesso das pessoas aos exames de diagnósticos oncológicos como a mamografia.

Primeiros eventos

Outubro RosaOs primeiros eventos coletivos da comemoração e da conscientização deste mês foram a iluminação de rosa nos principais monumentos do país. Esta foi uma forma encontrada para expandir ainda mais a campanha e difundi-la em todo o país.

Em 2009 com a união de entidades, empresas e também prefeituras foi possível realizar a iluminação em cor rosa de diversos monumentos importantes do Brasil. Até mesmo o Cristo Redentor, um importante monumento brasileiro localizado no Rio de Janeiro, se tornou completamente rosa pela primeira vez desde a sua construção.

Todas estas iniciativas em parcerias também realizadas com o instituto Neo Mama contribuíram de forma muito positiva para a expansão da campanha no Brasil. Hoje ela está muito bem difundida e vem conquistando ainda mais o apoio da população.

Outubro rosa no Brasil

Outubro RosaNo Brasil o movimento do outubro rosa 2017 é realizado através de diversas campanhas que estimulam as mulheres e prestarem mais atenção em seus seios.
Embora estejam sempre presentes acabamos esquecendo-se das possibilidades de se surgirem problemas de saúde nestas regiões.

Então o autoexame se torna uma ferramenta muito importante para detecção de qualquer anomalia no tecido mamário. Também a um foco em intensificar e facilitar o acesso das mulheres aos exames laboratoriais e a mamografia. Assim os processos médicos podem ser realizados com mais facilidade sem longas filas de espera nos hospitais e postos de saúde.

Com todas as ferramentas juntas as mulheres têm uma arma a mais na luta contra o câncer de mama graças ao outubro rosa. Então faça também a sua parte e se conscientize da importância destes exames e também do autoexame contínuo e diário.

Câncer de Mama

Outubro RosaO câncer de mama é o resultado de mutações que surgem nas células do tecido mamário, doença que vem sido recorrente nos últimos anos. Existem vários tipos de câncer que podem se desenvolver nas mamas. Alguns apresentam crescimento rápido enquanto outros são muito mais lentos.

Existem ainda tumores considerados benignos e que não representam riscos a vida e a saúde podendo ser removidos cirurgicamente. Também existem casos mais graves que precisam passar por tratamentos mais pesados como a quimioterapia e a radioterapia, além de remoção completa da mama afetada pela doença.

Importância do Outubro Rosa

Outubro RosaNo Brasil todos os procedimentos para o tratamentos dos diferentes cânceres de mama são oferecidos pelo SUS de forma completamente gratuita. No outubro rosa estes exames são ainda mais intensificados. Estes procedimentos incluem a descoberta da doença através de exames e também os diversos tratamentos necessários.

Quanto mais cedo a doença é descoberta maiores são as chances de cura total e também menores são os riscos de perder a vida ou mesmo a mama atingida pela doença. Sendo assim, os exames preventivos são fundamentais para posteriores tratamentos.

Sintomas

Outubro RosaPara perceber os sintomas do câncer de mama é fundamental acompanhar atentamente os seus seios todos os dias. Então os olhe e sinta-os diariamente a procura de qualquer anomalia. Alguns dos sintomas mais comuns são o que iremos listar abaixo:

  • Nódulo único endurecido;
  • Dor continua na mama ou mamilo;
  • Abaulamento (alteração de formato) de parte da mama;
  • Inchaço no braço ou nas axilas;
  • Edema (inchaço) da pela da região mamária;
  • Secreções saindo de um dos mamilos que podem apresentar traços de sangue;
  • Edema nos nódulos das axilas;
  • Inversão dos mamilos (quando o mamilo é saliente e se retrai completamente se tornando até profundo);
  • Sensação de nódulos ou massa em uma das mamas;
  • Vermelhidão constante em parte da mama.

Estes são os sintomas mais comuns do câncer de mama e devem ser observados com atenção. Caso perceba alguma destas alterações consulte o mais breve possível o seu médico.

Causas

Outubro RosaAs causas do surgimento da doença estão relacionadas ao processo genético que por alguma falha começa a produzir células com mutações. Estas células começam e se reproduzir descontroladamente dando origem a doença que vem afetando milhares de mulheres o ano todo.

Diversos fatores como o uso dos agrotóxicos nos alimentos, a poluição das águas e do ar podem estar diretamente relacionados com o aumento ou mesmo surgimentos das células tronco tumorosas no corpo humano.

No entanto não é possível saber exatamente de onde o evento surge em todos os casos. Entretanto muitos casos estão relacionados a transtornos celulares hereditários. Sendo assim é importante conhecer o histórico de câncer de mama na sua família.

Aproveite o outubro rosa para realizar os exames de prevenção e assegurar ainda mais a sua saúde.

Autoexame

Outubro RosaO autoexame é muito importante para diagnosticar com a maior antecedência possível quaisquer alterações perceptíveis nos seus seios. Para isto você deve realizar alguns passos de observação diária em sua vida, já que é um procedimento simples e rápido.

Como fazer?

O autoexame é muito simples e você realiza em casa sozinha. Para realizar esta auto-análise basta se posicionar na frente do espelho e observar a estrutura dos seus seios em busca de qualquer anomalia visual.

Outubro Rosa

Também deve ser realizados toques em todas as partes dos seios e axilas em busca de pontos doloridos e também de qualquer caroço. É importante conhecer também os principais sintomas do câncer de mama que foram citados anteriormente. Isso facilita o seu autoexame e a busca por qualquer anomalia por menor que seja.

Tratamentos

Outubro RosaCada caso específico exige o seu tipo de tratamento. Em alguns casos o nódulo pode ser removido cirurgicamente e outros tratamentos químicos pesados devem ser realizados como a quimioterapia e a radioterapia. Dependendo dos resultados até mesmo a remoção completa ou parcial da mama pode ser necessária.

Em todos os casos os tratamentos apenas serão solicitados pelo seu oncologista e de forma mais adequada para a sua situação. Quando tratados no inicio as chance de melhoras são muitos altas. Por isso em qualquer suspeita procure o seu médico para tirar qualquer dúvida e analisar a situação com a sua devida atenção.

Frases e Mensagens

As mensagens durante o outubro rosa têm a finalidade de colocar as mulheres no caminho da conscientização através da busca pelo conhecimento. Então faça parte deste grande acontecimento estimulando ainda mais a participação das mulheres nestes eventos e na prevenção do câncer de mama.

→ Conclusão

As datas comemorativas têm diversas funcionalidades, enquanto umas são de cunho comemorativo outras vão além e oferecem soluções importantes para a vida de diversas pessoas.

Outubro RosaO câncer de mama é muito perigoso. Então o melhor método é a prevenção para maximizar as chances de melhora do tratamento. O outubro rosa 2017 é um mês aliado das mulheres na luta contra esta doença. O artigo foi importante para você? Então curta e compartilhe com as amigas para ser útil também para elas. Deixe ainda seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *