componentes eletronicos

Descubra os componentes eletrônicos: os mais usados

Quando tentamos fazer um projeto encontramos uma série de  componentes eletrônicos  básicos que implicam em um alto uso. Por isso, costumam ser os mais requisitados. Basicamente, falamos  de componentes eletrônicos passivos quando eles não fornecem ganho dentro do circuito. Mas eles armazenam ou consomem energia elétrica, enquanto ela está ativa quando geram energia. Dentre esses componentes eletrônicos os mais utilizados são:

eletronicos

Circuitos integrados

São pequenos chips feitos de materiais semicondutores. Eles permitem a instalação de uma série de circuitos eletrônicos, utilizando técnicas como a fotolitografia, protegidas com um revestimento do tipo plástico ou cerâmico. É provavelmente o componente eletrónico mais importante dos últimos tempos, contribuindo decisivamente para a produção cada vez mais miniaturizada de computadores, televisores, etc.

Eles são projetados para abrigar milhões de transistores e combiná-los entre si para executar diferentes funções eletrônicas. É um circuito eletrônico em miniatura. Como podemos ver, eles têm um encapsulamento preto e um número variável de pinos dependendo da função para a qual foram projetados.

Microcontroladores

São um tipo de circuitos integrados programáveis ​​que podem executar ordens previamente gravadas em sua memória. Eles incluem as três principais unidades operacionais de qualquer computador: Unidade Central de Processamento (CPU), memória e periféricos de entrada/saída. Seu uso é comum em vários sistemas do nosso dia a dia, como brinquedos, computadores, eletrodomésticos ou até mesmo o sistema de partida do veículo.

resistores

A missão dos resistores é impedir o fluxo normal de corrente elétrica. Potenciômetros são tipos especiais de resistência que oferecem valores ajustáveis ​​e são usados, por exemplo, para aumentar ou diminuir o volume.

Os resistores se opõem ao fluxo de corrente. Ao dificultar a passagem de elétrons, a intensidade que percorre o circuito será menor. Eles servem como proteção contra outros elementos, que, se submetidos a altas intensidades, podem queimar ou ser danificados.

Seu valor é representado por 4 faixas coloridas, que indicam o valor da resistência.

Existem 6 tipos: Resistores Fixos ,  Resistores Variáveis ,  Resistores LDR ,  Resistores NTC ,  Resistores PTC ,  Resistores VDR . E seus valores dependem de diferentes variáveis, como luz, temperatura,  votação  … Vamos  ver uma delas:

Fotorresistencias

Também conhecido como LDR, nesses componentes a resistência oferecida depende de uma fonte de luz. Se a luz é incidente, a resistência é menor e muito alta no escuro, com base em um efeito fotoelétrico. Eles são usados ​​para luzes auto-on ou relés controlados por luz.

Condensadores / capacitores

São dispositivos passivos que armazenam a energia elétrica recebida durante um período de carga, para fornecê-la posteriormente durante a descarga. Existem três tipos:

  • Capacitores de valor fixo
  • Condensador variable

Eles podem modificar sua capacitância.

  • Condensador electrolítico

Eles têm polaridade, um pino positivo e um negativo.

Baterias / células

São componentes ativos que convertem reações químicas em eletricidade, sendo recarregáveis ​​(baterias) ou descartáveis ​​(baterias) uma vez liberada sua energia, com a qual alimentam a maioria dos circuitos modernos.

Eles fornecem ao circuito a energia necessária para colocar os elétrons em movimento. Os circuitos elétricos usam pequenas fontes de energia capazes de fornecer uma corrente contínua.

Transistores

São dispositivos semicondutores de grande importância na eletrônica, que funcionam principalmente como amplificadores de sinal, osciladores, comutadores, retificadores ou chaves eletrônicas. Se forem fototransistores, são componentes sensíveis à luz.

Existe uma grande variedade de transistores, com diferentes características e vantagens.

A maioria tem um pacote preto e três pinos. Os mais comuns são a junção bipolar e o efeito de campo, também chamados de FET.

 

Transistores bipolares

Existem 2 tipos, NPN e PNP:

O nome de seus três pinos é: emissor, base e coletor. Dependendo do modelo, a colocação varia, pelo que é necessário consultar a ficha técnica.

Como eles funcionam? Quando aplicamos uma pequena corrente na base, a corrente que passa pelo coletor é multiplicada por um fator de ganho específico para cada transistor. POR EXEMPLO: se tivermos uma corrente de base de 1mA (miniampere), e um ganho de 200, obteremos uma intensidade de 0,2A no conector. Ou seja, 200 vezes maior.

Transistores FET

Três tapillas também, mas vamos chamá-las de portão, fonte e dreno. Ao contrário dos bipolares, eles são controlados por voltagem e possuem ganho menor. Quase nenhuma corrente flui através deles, pois eles têm uma impedância interna muito alta.

Elementos de maniobra

Eles são responsáveis ​​por controlar o ligar e desligar do equipamento. Existem 4 tipos:

– Interruptores

São elementos que permitem ou interrompem a passagem de corrente elétrica através de um circuito.

– Comuta

São chaves que permitem que um mesmo circuito seja controlado a partir de diferentes pontos. Por exemplo, quando você acende a luz ao entrar em seu quarto por um interruptor, no entanto, você a desliga por outro interruptor, o próximo à sua cama.

Eles também podem ativar diferentes circuitos do mesmo elemento.

– Botões:  

Estes permitem a passagem de corrente da fonte para o dispositivo SOMENTE durante o tempo em que permanecem pressionados.

Eles podem ser normalmente abertos ou normalmente fechados.

As normalmente abertas permitem a passagem de corrente enquanto são pressionadas, ao contrário das normalmente fechadas que a interrompem.

– Relés: 

Interruptores acionados por um eletroímã. Estes possuem uma bobina em seu interior, que quando conectada a uma fonte de tensão gera um campo magnético que atrai uma placa de metal que fecha um segundo circuito elétrico. Quando o campo magnético deixa de atuar, a placa de metal abre o circuito novamente graças a uma mola.

Confira uma oferta especial nos ESP32

Sua função é separar os circuitos de controle, que utilizam tensões baixas, dos circuitos de potência, que utilizam tensões altas e perigosas. O circuito de controle é aquele que atua na bobina gerando o campo magnético. No mesmo revezamento teremos posições diferentes, algumas estarão normalmente abertas e outras normalmente fechadas.

transformadores e retificadores

Como sabemos, a rede elétrica fornece uma corrente alternada entre 100 e 240 volts, dependendo da região. No entanto, os dispositivos precisam passar essa corrente alternada para uma corrente contínua muito menor. Para fazer isso, devemos transformar e retificar a corrente.

Transformador

Por um lado, os transformadores são responsáveis ​​por reduzir a tensão que chega ao equipamento para adequá-lo às suas necessidades. 6, 12, 24… volts.

Retificador

Por outro lado, os retificadores são responsáveis ​​pela passagem da corrente alternada para a corrente contínua. Estes são colocados após os transformadores e são compostos por diodos e capacitores .

Bobinas

As bobinas são muito fáceis de identificar. Eles são um fio de cobre enrolado em si mesmo. O espaço interno é chamado de núcleo e pode ser um núcleo de ar ou um núcleo ferromagnético.

Sua função é transformar uma corrente elétrica em um campo magnético.

Diodos

São pequenos componentes encapsulados em preto. sua função é permitir a passagem de corrente apenas em uma direção. Eles têm polaridade, o pino positivo é chamado de anodo e o catodo negativo, que é identificado com uma faixa cinza.

nodemcu

Quando ligamos o ânodo com a tensão positiva e o cátodo com a negativa, estes permitem a passagem de corrente. Mas se os conectarmos ao contrário, eles impedem a circulação de elétrons e se comportam como um interruptor aberto.

Leds

Elemento eletrônico passivo, o LED é um tipo de diodo com a propriedade de emitir luz quando recebe energia. É composto por um encapsulamento e dois terminais, ânodo e cátodo. Eles são usados ​​principalmente como indicadores operacionais ou de iluminação. Com a união de vários displays ou telas podem ser formados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.